A Universidade Murdoch, na Austrália, e da Universidade de Indiana, EUA,estudaram como aplicativos mobile podem ter um impacto positivo sobre os usuários. O estudo consistiu em comparar o impacto sobre as vendas, após uma marca usar ou não um aplicativo.
O estudo confirmou que o uso de aplicativos para marcas tem um impacto persuasivo positivo, ele pode aumentar o interesse na marca e nos produtos ou serviços oferecidos, e também pode produzir uma grande e significativa mudança positiva no engajamento.
Aplicativos também parecem ser o meio ideal para educar as pessoas sobre novos produtos, ou backstage para pré-lançamentos. Também não podemos esquecer do alto nível de engajamento dos usuários, com base na melhor experiência de usuário que um aplicativo oferece.
Aplicativo como publicidade
Aplicativos de marcas são úteis e podem ser uma das formas mais poderosas de publicidade já desenvolvidas. Uma das razões para a popularidade de aplicativos de marcas como ferramentas de marketing é o alto grau de engajamento dos usuários e o impacto positivo que tem sobre a percepção da marca. Eles oferecem benefícios exclusivos de comunicação e de marketing mobile, independente de onde os consumidores estiverem.
Um aplicativo de marca é a melhor maneira de mostrar a sua adaptabilidade e antecipar as expectativas dos consumidores, uma vez que eles estão cada vez mais dominando o mundo dos smartphones.
Qual tipo de aplicativo?
Para tornar o aplicativo de uma marca em uma ferramenta de marketing eficiente, além da adesão inicial gerada pelo seu produto, aplicativos com um estilo informativo/centrado no usuário são mais eficazes para gerenciar a intenção de compra, muito provavelmente porque esta abordagem está focada no usuário, e, portanto, incentiva a conexão pessoal com a marca.
Uma estratégia informativa, por exemplo, também pode demonstrar como uma marca pode resolver problemas particulares que um usuário pode ter.
O aplicativo Farmacie, feito com The Seven, é um bom exemplo, fornecendo acesso a artigos sobre saúde e bem-estar, opiniões sobre os produtos, serviços da farmácia, eventos, horário de funcionamento, etc.